Caetano e Gil serão convidados a discutir o sistema de cotas

Da Redação | 15/05/2008, 11h21

O ministro da Cultura - o cantor e compositor Gilberto Gil - e o também cantor e compositor Caetano Veloso serão convidados pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) para participar, como debatedores, em audiência pública que discutirá o Estatuto de Igualdade Racial e o sistema de cotas para negros nas universidades brasileiras. Requerimento nesse sentido, de autoria dos senadores pelo PT Eduardo Suplicy (SP) e Paulo Paim (RS), foi aprovado nesta quinta-feira (15) pela CDH.

Conforme explicou Suplicy, a proposta do debate foi motivada pela adesão de Caetano Veloso ao manifesto contra as cotas. No documento, os signatários se posicionam contra o PL 73/99, que estabelece o sistema de cotas para acesso às universidades e que tramita na Câmara, e o Estatuto a Igualdade Racial, aprovado no Senado (PLS 213/03) e que aguarda deliberação dos deputados (PL 3.198/00).

Conforme o requerimento, também serão convidados para a audiência pública o jornalista Ali Kamel, diretor-executivo de Jornalismo da Rede Globo, e o assessor da organização não-governamental (ONG) EducAfro frei David Raimundo Santos. Durante a discussão da proposta, Paim ressaltou a importância de se ouvir as diferentes posições sobre o assunto e manifestou sua expectativa de que, após o debate, "Caetano Veloso retire sua assinatura do manifesto contra as cotas e assine o manifesto apoiando as cotas".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: