Despesa com tapioca foi ressarcida antes das denúncias, diz ministro do Esporte

Da Redação | 08/04/2008, 14h15

Em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Cartões Corporativos, o ministro do Esporte, Orlando Silva, informou que o erro na compra com cartão corporativo de uma tapioca, em Brasília, foi detectado e corrigido antes das denúncias feitas à imprensa. Conforme explicou, a despesa foi feita por engano - o ministro só poderia usar tal cartão em viagens e não para despesas no Distrito Federal. Quando verificado o erro pelo controle interno do ministério, foi feito ressarcimento aos cofres públicos da despesa de R$ 8,30, antes da divulgação da notícia pela imprensa. O ministro lamenta que, ao divulgar a denúncia de uso indevido do cartão corporativo, a imprensa tenha omitido o fato de o erro já ter sido detectado pelo ministério e corrigido por ele.

Orlando Silva destacou que todos os gastos efetuados por sua pasta são públicos e foram divulgados pelo Portal da Transparência, mantido pelo governo federal na Internet. Afirmou que as despesas foram para cumprimento de agenda de trabalho: transporte, hospedagem e alimentação. Ele disse considerar que o cartão corporativo é o método mais adequado para suprimento de fundos, pela facilidade de sua fiscalização

O ministro lamentou a politização do debate sobre o uso de cartões, mas disse acreditar que o trabalho da CPI poderá resultar na melhoria desse mecanismo de despesas do governo federal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: