Mão Santa apela por produtores de soja do Piauí

Da Redação | 03/04/2008, 19h54

O senador Mão Santa (PMDB-PI) fez um apelo, nesta quinta-feira (3), aos ministros dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, para que socorram os produtores de soja do cerrado piauiense. Mão Santa disse temer uma catástrofe devido ao péssimo estado da rodovia PI-397, também chamada de Transcerrado e que escoa quase toda a produção de soja.

- A estrada virou um atoleiro e saiu duas vezes no Bom Dia Brasil. Em 1995, a área plantada era de 60 mil hectares. Em 2002, a área plantada era de 230 mil hectares. Em 2007, caiu para 217 mil hectares. O risco da perda é grande, porque, com as atuais condições da estrada, não há como transportar a soja colhida - lamentou.

Mão Santa comentou que a estrada foi abandonada no verão e, com as chuvas, as condições de trafegabilidade pioram, embora na tenha sido feito ainda para impedir a sua degradação. Segundo acentuou, o estrangulamento da colheita e de sua comercialização pode gerar uma grande perda na safra. Para piorar a situação, o senador informou que, há uma semana, o preço da soja caiu, o que gera prejuízo certo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: