Paim vê candidatura de Barack Obama como sinal de renovação

Da Redação | 22/02/2008, 10h35

"A candidatura de Barack Obama à Presidência dos Estados Unidos aponta para novos tempos", afirmou da tribuna o senador Paulo Paim (PT-RS), em sessão não-deliberativa realizada nesta sexta-feira (22). Ao destacar que, pela primeira vez na História, "existe a possibilidade real de um negro ser presidente dos Estados Unidos", o parlamentar se disse um admirador da caminhada de Obama.

- É um grande feito para os Estados Unidos e para o mundo a candidatura desse homem negro, que luta pelos direitos civis, que busca a inclusão das pessoas com deficiência, que não aceita crianças fora da escola - ressaltou o senador.

Paim lembrou que, até a década de 1960, os Estados Unidos praticavam a segregação racial de forma aberta, o que, observou, aumenta a importância do momento atual, que aponta para a possibilidade de Barack Obama chegar à Casa Branca. O senador pelo PT destacou ainda outros líderes, como Nelson Mandela e Mahatma Gandhi, cujas atitudes contribuíram para romper com injustiças e desigualdades. Lembrou também a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, "um metalúrgico que alcança a Presidência do país e que está operando mudanças importantes na vida do povo brasileiro".

Na opinião do senador gaúcho, a possível vitória de Obama resultará na ampliação das relações entre o Brasil e os Estados Unidos. Paim relatou entrevistado pré-candidato norte-americano na qual ele elogia os programas brasileiros de produção de etanol e biocombustíveis. Comentou ainda que Barack Obama não pretende fazer um governo para os negros, mas um governo de inclusão e de luta pelos direitos de todos os norte-americanos.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) elogiou o discurso de Paim e sugeriu que o texto seja traduzido para o inglês e enviado a Obama. Também em aparte, o senador João Pedro (PT-AM) saudou o colega de partido e concordou que Obama representa avanço e transformação.

Ao finalizar seu pronunciamento, Paim disse esperar que a postura de Barack Obama em favor da paz seja seguida em todas as Nações.

- Que o exemplo de Barack Obama, que é contra a guerra e um amante dos direitos humanos,sirva para as novas lideranças - ressaltou ele.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: