Em sessão especial aberta pelo presidente Garibaldi Alves, os senadores comemoraram, nesta quinta-feira (21), os 200 anos da abertura dos portos do Brasil. Garibaldi Alves lembrou, em seu discurso, que o fato constitui um dos momentos simbolicamente mais importantes da História do país.
A Carta Régia de 28 de janeiro de 1808, assinada por D. João VI oito dias após a chegada da Corte portuguesa à Bahia, e que abriu os portos brasileiros às nações amigas, foi citada pelo presidente do Senado como o documento básico da formação do Brasil do ponto de vista econômico, administrativo e político.
Os diversos aspectos desse fato histórico foram também abordados pelo senador Romeu Tuma (PTB-SP), autor da proposta da homenagem, e por outros cinco oradores.
O comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto, e o representante do Exército, general-de-divisão Odilson Sampaio Benzi, participaramda solenidade.
Também estiveram presentes à sessão o embaixador de Portugal, Francisco Seixas da Costa, e o secretário-geral da Receita Federal, Jorge Rachid.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)