Tuma destaca papel da Marinha na soberania nacional
Da Redação | 21/02/2008, 12h37
Ao se manifestar durante a sessão especial do Senado que homenageia os 200 anos da abertura dos portos no Brasil, o autor do requerimento de homenagem, senador Romeu Tuma (PTB-SP), destacou a presença do comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto, na solenidade, observando que, quando se fala em portos e em mar, ninguém pode esquecer-se dessa Força Armada.
- Se estou certo, foi a primeira Força Armada criada no Império português brasileiro durante a estada de D. João VI no Brasil. Chegou a ser - diria - uma das primeiras Marinhas do mundo. Infelizmente, hoje, lutamos para reaparelhá-la, tendo em vista sua importância para a proteção e nossas fronteiras marítimas e também junto ao trabalho desenvolvido, no sentido de proteção à navegação marítima.
Tuma afirmou que dom João VI "teve o condão de uma iluminação divina ao aportar na costa brasileira, ainda na Bahia, antes da instalação definitiva do Império no Rio de Janeiro". Na opinião do senador, dom João VI teve a visão do que o mar representaria na independência e na soberania do país que o Brasil seria no futuro.
O parlamentar destacou, ainda, a importância da modernização dos portos, da construção dos navios e do reaparelhamento das Forças Armadas, destacando o papel da Marinha nas águas territoriais e da Aeronáutica no patrulhamento aéreo na área da plataforma marítima brasileira. Tuma também se referiu à importância do Exército "na área fluvial da Amazônia".
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: