Abertura dos portos representou afirmação do Brasil como Nação, diz Garibaldi

Da Redação | 21/02/2008, 11h40

O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, disse, na abertura da sessão especial que lembrou, nesta quinta-feira (21), os 200 anos da abertura dos portos brasileiros ao comércio internacional, que esse fato representa a afirmação do país como Nação. Ele ressaltou que, com a Carta Régia que abriu os portos brasileiros ao comércio direto com todas as Nações amigas, assinada por D. João VI em 28 de janeiro de 1808, o Brasil deixou de ser colônia.

Com a abertura dos portos, ressaltou ainda Garibaldi Alves, o Brasil passou a competir para ocupar seu espaço entre os países mais importantes e desenvolvidos do planeta e tornar-se uma voz audível e presente dentro da comunidade internacional.

- A abertura dos portos ao comércio exterior constitui um dos momentos simbolicamente mais importantes de afirmação do Brasil como Nação - disse o presidente, para quem essa abertura representa um marco não só do comércio exterior brasileiro, mas da soberania nacional.

Atualmente, informou Garibaldi Alves, 95% do comércio exterior brasileiro é feito por mar. A malha marítima brasileira conta com quase 40 portos e o país dispõe ainda de 16 portos fluviais. O senador disse que a experiência da Marinha do Brasil, associada ao arrojo da Secretaria Especial dos Portos, vinculada à Presidência da República, vai possibilitar a efetivação de políticas mais eficazes para o setor portuário brasileiro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: