Prorrogado prazo de funcionamento da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas

Da Redação | 19/12/2007, 15h01

O prazo de funcionamento da Comissão Mista Especial sobre Mudanças Climáticas foi prorrogado até 18 de junho de 2008, conforme requerimento aprovado nesta quarta-feira (19), em sessão do Congresso Nacional. A prorrogação foi solicitada pelo relator e pelo presidente da comissão, senador Renato Casagrande (PSB-ES) e deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), respectivamente. Também foi aprovada a convalidação de todos os atos praticados pelo colegiado durante o seu primeiro período de funcionamento em 2007.

O senador Casagrande salientou que a prorrogação se faz necessária para que seja dada seqüência aos trabalhos e sejam encaminhadas as propostas apresentadas no relatório final, aprovado na última quinta-feira (13). A comissão foi criada para acompanhar, monitorar e fiscalizar as ações referentes às mudanças climáticas no Brasil.

O deputado Ricardo Barros (PP-PR) ressaltou que o assunto precisa receber "máxima atenção", pois, observou, o Brasil é um país predominantemente agrícola e as mudanças climáticas poderão interferir na produção.

O relatório de Casagrande apresentou as recomendações do colegiado para o enfrentamento dos problemas causados pelo aquecimento global. A prorrogação dos trabalhos da comissão mista havia sido aprovada pelos integrantes da comissão no mesmo dia em que o relatório foi aprovado. Na ocasião, os parlamentares também defenderam a criaçao de uma comissão permanente do Congresso para tratar das mudanças no clima.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: