Aprovados projetos de ZPEs em Anápolis, Jaguarão e Várzea Grande
Da Redação | 13/12/2007, 14h32
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou nesta quinta-feira (13) pareceres favoráveis a projetos para criação de Zonas de Processamento de Exportação ( ZPEs) nas cidades de Anápolis (GO), Várzea Grande (MT) e Jaguarão (RS). Os projetos serão encaminhados à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), para votação em decisão terminativa.
O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) observou que, diante do fato de que tramitam conjuntamente dois projetos idênticos para a criação de uma ZPE em Anápolis - um da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) e outro do senador Marconi Perillo (PSDB-GO) -, optou por acolher em seu parecer o que foi apresentado primeiro, o PLS 394/07. Essa proposta, da senadora Lúcia Vânia, foi apresentada no dia 3 de julho de 2007, enquanto o PLS 534/07, de Marconi Perillo, foi apresentado em 6 de setembro também deste ano.
Ao defender, durante a reunião, a proposta para a ZPE de Várzea Grande, seu autor, senador Jayme Campos (DEM-MT), afirmou que o município abriga 250 mil habitantes e é o segundo maior do estado com vocação econômica para os serviços.
Quanto à ZPE de Jaguarão, o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) afirmou que o projeto visa criar instrumentos para a reativação da economia do município e da metade sul do Rio Grande do Sul. Nas suas relações com o Uruguai, a cidade apresenta grande potencial de integração econômica com o país vizinho, disse Zambiasi. Hoje é principalmente um centro agrícola e pecuário.
Por sugestão da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), a presidência da comissão iniciará gestões junto ao presidente da CAE, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), para acelerar a tramitação desses projetos.
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) disse que tem falado com o senador Aloizio Mercadante para apressar a decisão sobre os projetos. Também reclamaram da lentidão do processo de decisão sobre tais projetos na CAE, os senadores Valter Pereira (PMDB-MS) e Cícero Lucena, entre outros.Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: