Mesquita Júnior denuncia dificuldades enfrentadas por idosos para se aposentarem no Rio de Janeiro

Da Redação | 10/12/2007, 16h19

Ao comunicar decisão de relatar semanalmente em Plenário denúncias e reclamações da população recebidas por meio de sua página na Internet, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) divulgou, nesta segunda-feira (10), carta do ex-pracinha de Suez, Sérgio de Souza, denunciando dificuldades enfrentadas por idosos do Rio de Janeiro devido ao não atendimento pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS)de solicitações de aposentadoria.

Segundo a denúncia, haveria ordem da direção do INSS, em Brasília, para dar alta a idosos doentes - com osteoporose, artrose, hérnia de disco, problemas cardíacos, hipertensão e outras enfermidades - que estão recebendo auxílio-doença e ainda não conseguiram aposentadoria. Com a declaração de alta, por parte dos médicos peritos, os idosos, de 65 a 90 anos, deixam automaticamente de receber o auxílio-doença, ficando sem qualquer cobertura previdenciária.

Em aparte, Mário Couto (PSDB-PA) manifestou se apoio ao pronunciamento de Mesquita Júnior e pediu agilidade ao Senado na apreciação do projeto de lei (PLS 58/2003) de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que beneficia os aposentados. O projeto, que aguarda a designação de relator, trata da atualização de aposentadorias e pensões pagas pela Previdência Social.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: