Botelho pede ajuda para Centro de Estudos Brasileiros de Oxford
Da Redação | 22/11/2007, 19h02
O senador Augusto Botelho (PT-RR) comunicou nesta quinta-feira (22) o iminente encerramento das atividades do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford, na Inglaterra, por falta de apoio financeiro do governo brasileiro e da iniciativa privada para o qüinqüênio 2007-2012. Botelho informou que o orçamento anual do centro é de cerca de US$ 600 mil e para o qüinqüênio seriam necessários US$ 3 milhões.
Segundo o senador, a casa onde funcionava a entidade foi ocupada há algumas semanas pelo Centro de Estudos Africanos e o centro brasileiro mudou-se para algumas salas dentro do Centro de Estudos Latino-Americanos e deixará de existir em 2008 se não conseguir os recursos necessários.
- Seis milhões de reais para garantir que tenhamos por mais cinco anos um centro de excelência a receber nossos pesquisadores e a receber especialistas estrangeiros sobre o Brasil que possam ali contribuir para uma melhor compreensão do país e de seus desafios. Um lugar também que possa despertar em jovens estudantes de Oxford o interesse pelo Brasil e possam ter oportunidade de aprender sobre nossas riquezas, especialmente as culturais. Tem um ditado que diz: "Educação é cara? Experimente a ignorância" - disse o senador.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: