CRE vota indicações de embaixadores
Da Redação | 20/11/2007, 14h40
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) analisa, em reunião marcada para quinta-feira (22), às 10h, três mensagens do Executivo com indicações de diplomatas para exercerem o cargo de embaixador do Brasil. Para a embaixada brasileira na Rússia e, cumulativamente, em Belarus, está indicado Carlos Antonio da Rocha Paranhos; para o Haiti, Igor Kipman; e, para o Timor-Leste, Edson Marinho Duarte Monteiro. Os relatores das mensagens são, respectivamente, os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Fátima Cleide (PT-RO).
De acordo com a mensagem do Executivo ao Senado, o Brasil fornece à Rússia gêneros alimentícios como carnes, açúcar, café e soja. Em contrapartida, o governo brasileiro importa daquele país adubos e fertilizantes. Já a pauta de exportações brasileiras para Belarus concentra-se em automóveis, óleos, resinas, fumo, couros e instrumentos mecânicos. As importações concentram-se em adubos ou fertilizantes. Belarus tornou-se independente em 1991 - após o fim da União Soviética.
Ao tratar das relações entre o Brasil e o Haiti, o Executivo afirma que dois acordos entre os Ministérios da Agricultura dos dois países foram firmados em 2004 a fim de aperfeiçoar o cultivo do caju e da mandioca.
Brasil e Timor-Leste ainda têm relações econômicas bastante limitadas. Em 2006, o Brasil importou apenas US$ 1.354 do país e exportou US$ 143.577, segundo dados apresentados pelo Executivo.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: