Mozarildo comemora inauguração de unidade de ensino descentralizada em Roraima
Da Redação | 19/11/2007, 16h15
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), em discurso no Plenário nesta segunda-feira (19), comemorou a inauguração, no município de Caracaraí, da primeira Unidade Descentralizada de Ensino (Uned), do Centro Federal de Educação Tecnológica, para cursos técnicos ligados à área agrícola. O centro foi criado a partir de projeto autorizativo, de autoria de Mozarildo quando era deputado federal, sancionado em 1986 pelo então presidente José Sarney.
O Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima hoje tem mais de 2.330 alunos em 80 turmas. As Uneds, explicou Mozarildo, fazem parte do programa do governo federal para a interiorização do ensino dos centros federais de Educação Tecnológica em todo o Brasil. Em Roraima, 213 alunos fazem parte do programa e estão distribuídos em dois cursos, sendo um técnico em agropecuária com habilitação em agricultura e outro do Programa de Integração da Educação Profissional na modalidade educação de jovens e adultos.
A Uned de Caracaraí hoje conta com oito salas de aula, área administrativa, restaurante, um laboratório de informática, e estão em obras uma casa de apoio, área para atividades práticas e dois alojamentos para internos, que receberão estudantes em regime de internato. Com a chegada de mais recursos, a previsão é de que, em 2010, a Uned de Caracaraí esteja em pleno funcionamento, pois haverá ainda a construção de uma biblioteca, um auditório, um ginásio de esporte, laboratórios técnicos, aviários, pocilgas e estufas. Futuramente, informou o senador, a Uned deve implantar cursos de nível superior, principalmente na área de gestão agrícola.
O próximo passo, disse, é a criação de uma Uned no município de Amajari, para que "os filhos dos agricultores, dos pecuaristas e dos que vivem na região possam ter a oportunidade de receber um ensino profissionalizante de qualidade.
Mozarildo Cavalcanti destacou a importância da educação, que deve preceder inclusive a preocupação com a saúde
- Sem educação, as outras coisas não existem - afirmou.
O parlamentar foi aparteado pelos senadores João Pedro (PT-AM), Papaléo Paes (PSDB-AP) e Cristovam Buarque (PDT-DF), que concordaram com a necessidade de investimentos em educação.
- Criada uma escola como essa, até a conversa nos botequins muda; o espírito do bairro ao redor muda, da cidade muda, tudo muda - disse Cristovam.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: