Proteção à infância e prevenção da violência serão debatidas no Senado

Da Redação | 16/11/2007, 10h49

Aprofundar a discussão sobre as raízes da violência no Brasil é o propósito da terceira edição do Fórum Debate Brasil - Políticas para a Primeira Infância: Quebrando a Cadeia da Violência - que o Senado realiza nos próximos dias 28 e 29. Serão delineadas sugestões de políticas públicas em áreas como saúde, educação, assistência social e cultura. As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser efetuadas no site www.senado.gov.br/noticias/forumdebatebrasil. O evento será realizado no auditório Petrônio Portela, no Anexo II do Senado.

No fórum, especialistas analisarão experiências bem sucedidas de combate à violência, tendo como base a proteção à infância, tanto no Brasil quanto no exterior, como referências que permitam criar modalidades de ação e de intervenção apropriadas aos conteúdos sócio-culturais do país para o combate à violência.

Para os organizadores do Fórum Debate Brasil, as raízes da violência estão intimamente ligadas a diferentes fenômenos de grande complexidade e não há soluções simples a partir de um único campo de estudos. Eles reconhecem, contudo, que os comportamentos violentos têm suas origens nas relações fundamentais de cada indivíduo em seus primeiros anos de vida - da concepção aos seis anos de idade -, relações essas que se desenvolvem em contextos familiares e culturais definidos.

Programação

No primeiro dia (28), serão abordados temas como a importância da vida uterina e os primeiros anos de vida na prevenção da violência; insegurança afetiva e condutas sociais da primeira infância; além de estratégias bem sucedidas de atenção ao indivíduo em seus primeiros anos de vida. Às 18h40, haverá o lançamento do livro "A Primeira Infância e as Raízes da Violência", do doutor Antonio Márcio Lisboa, na biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho.

Já no dia 29, especialistas tratarão de assuntos no âmbito de políticas públicas, como direitos humanos, educação, saúde e prevenção da violência. Logo depois, serão discutidos temas como o papel da família na prevenção da violência, a primeira infância e a educação em valores e estratégias para prevenção da violência. Ao final, será destinado um espaço para apresentações de sugestões que possam levar a propostas concretas para a implementação de políticas e de práticas no Brasil.

No site do Fórum, podem ser encontradas informações detalhadas sobre a programação, além de dados como a íntegra de leis de amparo à infância, matérias legislativas em tramitação sobre o assunto e um resumo de como a imprensa vem abordando a questão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: