Papaléo alerta para estado de penúria das Forças Armadas

Da Redação | 13/11/2007, 18h22

O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) alertou nesta terça-feira (13) para o estado de abandono e de penúria em que se encontram as Forças Armadas brasileiras. Ele lembroupalestra proferida pelo general-de-exército Enzo Martins Peri na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e disse que ficou estarrecido ao saber que a pobreza material do arsenal bélico é maior do que imaginava.

- Ficamos sabendo que os fuzis de assalto dos soldados brasileiros têm, em média, 42 anos de uso; que 78% de nossos blindados já ultrapassaram a casa dos 30 anos, estando a grande maioria sem condições operacionais. E, pasmem os senhores, tomamos conhecimento de que nossos obuseiros e canhões são da época da 2ª Guerra Mundial, e já eram ultrapassados então - revelou.

Papaléo assinalou que o armamento de guerra, em grande parte, virou sucata recondicionada o que mal permite pequenos exercícios de guerra. O senador disse ter o dever de exigir mais respeito e dignidade para as Forças Armadas, que deveriam ter a grandeza compatível com a importância geopolítica do Brasil. Ele também destacou o papel institucional das Forças Armadas, presentes em áreas inóspitas e vastas do país e na execução de obras importantes, apesar das contingências orçamentárias e da falta de apoio material.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) lembrou, em aparte, que a rodovia BR-174, em Roraima, foi construída pelo 6º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC). Ele também denunciou o sucateamento das Forças Armadas, especialmente nos últimos seis ou sete anos, e disse que o país não pode estar despreparado para a sua defesa. O senador Romeu Tuma (DEM-SP) assinalou a importância das Forças Armadas para a Região Norte e disse esperar que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ouça o apelo do senador Papaléo Paes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: