Virgílio pede que governo pare com oba-oba sobre petróleo

Da Redação | 12/11/2007, 20h05

O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), sugeriu ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pare com o "oba-oba" em torno da descoberta de uma nova jazida gigante de petróleo na bacia de Santos e comece a falar sério a respeito do assunto. Ele disse que isso seria um grande passo para o Brasil crescer e que esse "oba-oba" do governo fez alguém ganhar dinheiro com as ações da Petrobras.

- Fico espantado com a forma que o governo cria factóides para ludibriar a opinião pública. Do jeito que foi vendido, parece que o petróleo era para amanhã, mas vai demorar no mínimo sete anos para extrair algum petróleo. Somente para construir as plataformas, serão necessários US$ 40 bilhões, fora o restante da logística. Não é coisa para este governo ou para o sucessor. Vamos falar sério - afirmou.

Segundo Virgílio, o tipo de petróleo encontrado no campo gigante é o chamado pré-sal e é muito caro extraí-lo devido à profundidade. Para que seja economicamente viável, prosseguiu o senador, seria necessário que o preço do barril se mantivesse em US$ 100, o que seria insuportável para a economia mundial. Ele também criticou o cancelamento do edital de licitação de áreas próximas ao campo de Tupi.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: