César Borges protesta contra propaganda do governo da Bahia

Da Redação | 08/11/2007, 18h58

"Não é olhando no retrovisor e tentando desfazer o que foi feito que vamos avançar". A declaração foi feita pelo senador César Borges (PMDB-BA) que, da tribuna do Plenário, expressou sua revolta com propaganda veiculada pelo Partido dos Trabalhadores, acusando as administrações anteriores no governo da Bahia de não investir e deixar de promover ações em benefício do estado. Ele disse que não aceita a mistificação de se dizer que a Bahia não avançou nos últimos anos e opinou que reconhecer o que foi feito é um bom caminho para o desenvolvimento do estado.

Na avaliação do senador baiano, a propaganda petista insinua que a Bahia "andou para trás" nos últimos anos. Ao contrário, César Borges registrou que o país inteiro reconhece que o estado se destacou, se desenvolveu e conquistou o posto de sexta maior economia do país justamente a partir de 1991, quando o governador era Antonio Carlos Magalhães.

- Na última eleição perdemos o governo do estado, mas isso é da política, a população quis mudar. É natural e democrático que o eleitor faça uma nova experiência. Mas não podemos aceitar a inverdade, a mentira e o desmerecimento de tudo o que foi feito. Recentemente participei, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de vários atos, o mais importante dele a comemoração da fabricação do milionésimo carro fabricado pela Ford no estado - afirmou César Borges.

A fábrica da Ford, lembrou o senador, foi conquistada pela Bahia em 1999 e inaugurada em 2001, período no qual foi governador do estado. É de lá que saem 10% dos veículos fabricados pela empresa no Brasil. César Borges informou ainda que a Ford gerou 8 mil empregos, sendo metade diretos e a outra metade por meio de fornecedores que também se instalaram na região.

César Borges disse que o PT criticou as administrações anteriores na Bahia, mas encarte publicitário no jornal O Estado de São Paulo, supostamente pago pelos governos dos estados nordestinos, destaca que a região cresceu acima da média tanto no turismo como na atração de investimentos. O senador lembrou que os avanços foram conseqüência dos últimos anos e não apenas dos dez meses de administração dos atuais governadores nordestinos.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) opinou que a Bahia que orgulha a todos os brasileiros desenvolveu-se a partir do governo de Antonio Carlos Magalhães. A César Borges, o senador piauiense atribuiu a responsabilidade de ter impulsionado o desenvolvimento do Nordeste, desde a atração da Ford para o estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: