Senadores saúdam os dez anos do Programa Interlegis
Da Redação | 07/11/2007, 13h30
Os dez anos de criação do Programa Interlegis - Comunidade Virtual do Poder Legislativo foram comemorados nesta quarta-feira (7) em sessão especial no Plenário do Senado, presidida pelo 1º secretário da Casa, Efraim Morais. Integraram a mesa da homenagem o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) José Luiz Lupo; o diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia; o diretor da Secretaria Especial do Interlegis, Márcio Sampaio Leão Marques, além do embaixador Edson Duarte Monteiro.
Efraim elogiou a dedicação e o esforço de todos os que contribuíram para a trajetória de sucesso do Interlegis, instituição que, segundo ele, assumiu a difícil tarefa de interligar todas as casas legislativas do país, "dotando o legislativo de condições para apoiar a consolidação da democracia no Brasil". Destacou ainda a importância do apoio prestado pelo BID e a continuidade da parceria na próxima fase do programa, denominada Legislativo Eletrônico, que tem por objetivo "levar a todas as casas legislativas os resultados obtidos até aqui".
Desenvolvido pelo Senado em parceria com o BID, o Interlegis é um programa que tem por objetivo a modernização e a integração do Poder Legislativo nos níveis federal, estadual e municipal, além da promoção de maior transparência e interação com a sociedade. Por meio de novas tecnologias de informação, como Internet e videoconferência, promove a comunicação e a troca de experiências entre as casas legislativas, e entre o Legislativo e o público, ampliando a participação da população no processo legislativo.
O Interlegis provê a infra-estrutura necessária para a interligação das casas legislativas e hoje já conta com a adesão de mais de quatro mil câmaras municipais, que possuem salas de multiuso com equipamentos para videoconferência, microcomputadores e impressoras.O programa oferece ainda serviço de correio eletrônico, possibilitando a comunicação com todos os senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores do país. Também fornece infra-estrutura que torna disponíveis informações em páginas na Internet, faz a distribuição de documentos, tais como discursos, anteprojetos e projetos de lei, e promove treinamentos a distância.
Também discursaram na sessão de homenagem ao Interlegis os senadores Expedito Júnior (PR-RO) e José Nery (PSOL-PA).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: