Senado debate políticas educacionais contra a violência na primeira infância

Da Redação | 06/11/2007, 15h13

O Senado vai discutir, nos dias 28 e 29 deste mês, o desenvolvimento de políticas educacionais destinadas à prevenção da violência na primeira infância. O tema - "Políticas para a primeira infância - quebrando a cadeia da violência" - será abordado na terceira edição do Fórum Senado Debate Brasil, organizado pela Secretaria de Coordenação Técnica e Relações Institucionais do Senado.

O debate tem como objetivo "criar um espaço em que sejam discutidos, em profundidade, as raízes da violência e os possíveis modos de prevenção em nosso contexto sócio-cultural contemporâneo". Com a realização do fórum, os promotores esperam promover uma oportunidade para a elaboração de sugestões de políticas públicas em áreas como saúde, educação, assistência social e cultura.

Senadores e deputados; representantes de Assembléias Legislativas, do Executivo nas áreas de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social; da Presidência da República e representantes dos governos estaduais compõem o público-alvo do fórum, além de estudantes e professores universitários das áreas afins, organizações não-governamentais e demais interessados.

Para os organizadores do fórum, as raízes da violência estão intimamente ligadas a diferentes fenômenos de grande complexidade e não há soluções simples a partir de um único campo de estudos. Eles reconhecem, contudo, que os comportamentos violentos têm suas origens nas relações fundamentais de cada indivíduo em seus primeiros anos de vida - da concepção aos seis anos de idade -, nos contextos familiares e culturais definidos.

Programação

De acordo com a programação, o fórum será aberto às 9h30 da quarta-feira (28) pelo presidente interino do Senado, Tião Viana, com a presença dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF). Logo depois, serão abordados temas como a importância da vida uterina e os primeiros anos de vida na prevenção da violência; insegurança afetiva e condutas sociais da primeira infância; estratégias bem sucedidas de atenção ao indivíduo em seus primeiros anos de vida. Às 18h40, haverá o lançamento do livro A Primeira Infância e as Raízes da Violência, do pediatra Antonio Márcio Lisboa, na biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho.

O senador Paulo Paim (PT-RS) conduzirá o segundo dia do fórum - quinta-feira (29) -, quando especialistas tratarão de temas no âmbito das políticas públicas, como direitos humanos, educação, saúde e prevenção da violência. Na segunda parte desse dia de debates, serão ouvidos o senador Marco Maciel (DEM-PE) e especialistas sobre o papel da família na prevenção da violência; a primeira infância e a educação em valores; e estratégias para prevenção da violência. Ao final, será destinado um espaço para apresentações de sugestões que possam levar a propostas concretas para a implementação de políticas e práticas no Brasil.

Para obter maiores informações sobre o fórum e fazer as inscrições, acesse

http://www.senado.gov.br/noticias/forumdebatebrasil/default.asp.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: