Expedito Júnior destaca ações de segurança pública do governo de Rondônia
Da Redação | 06/11/2007, 15h30
O senador Expedito Júnior (PR-RO) rechaçou críticas feitas à política de segurança pública de Rondônia. Segundo ele, as "críticas equivocadas" se baseiam em um mapa da violência em municípios brasileiros realizado pela Organização Iberoamericana para Educação, Ciência e Cultura com dados coletados entre 1994 e 2004. De acordo com Expedito Júnior, o atual governador Ivo Cassol tomou posse em 2003 e só a partir de 2004, quando pôde executar um orçamento elaborado em sua gestão, começou a alterar o panorama da violência no estado.
Para o representante de Rondônia, o governador "vem se empenhando fortemente para melhorar a situação difícil herdada de administrações anteriores". O parlamentar lembrou que, embora as causas indutoras da violência não sejam exclusivas do estado - citando, entre outros, a má distribuição de renda, o narcotráfico e o desemprego -, o governo de Rondônia tem feito a sua parte.
Expedito Júnior citou a realização de concurso - depois de 11 anos - para a contratação de 800 policiais civis, entre delegados, agentes, peritos e outros, num aumento efetivo de 64% do quadro. Na Polícia Militar, foram selecionados e formados 3,2 mil novos policiais, num incremento de quase 50% do efetivo. A Secretaria de Segurança Pública do estado trabalha com a intenção de integrar as duas polícias, registrou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: