Heráclito critica governador do Piauí por querer bancar estudo sobre petróleo
Da Redação | 29/10/2007, 16h48
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), em discurso no Plenário nesta segunda-feira (29), criticou a intenção do governador do Piauí, Wellington Dias, de bancar um estudo de R$ 80 milhões para verificar a existência de petróleo no estado. A informação, segundo o senador, foi publicada pelo jornal Meio Norte.
- Vai tirar dinheiro de onde? Se tiver petróleo, a Petrobras vai, não precisa de recurso orçamentário para ir atrás - afirmou.
Para o senador, algo está errado e deve haver algum "atravessador ou lobista" querendo enganar o governador. Heráclito indagou se Wellington Dias está querendo ser para o Piauí o que Paulo Maluf foi para São Paulo, quando criou a Paulipetro (um consórcio, criado na década de 80, para explorar petróleo).
- Ele quer criar a Piauipetro, e o povo que pague essa megalomania - protestou o senador.
Heráclito criticou o governador por não focalizar os principais problemas do estado e não lutar por recursos no orçamento da União para o Piauí. Ele disse que não há recursos, por exemplo, para reformas no Aeroporto de Teresina e lembrou os problemas do Porto de Luiz Corrêa, que foi privatizado e abandonado pela empresa vencedora da licitação.
- Não podemos concordar com esse tipo de coisa. Falta recurso para coisas importantes como o aeroporto, e vai querer pesquisar petróleo?
Heráclito anunciou a intenção de convocar autoridades da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e da Petrobras para esclarecer esse assunto.
Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) lembrou que o lucro da Petrobras em 2006 foi de R$ 26 bilhões.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: