Alvaro Dias desconfia da promessa do governo de fazer a reforma tributária
Da Redação | 23/10/2007, 17h28
Em pronunciamento nesta terça-feira (23), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) manifestou descrença de que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretenda reduzir a carga tributária ou mesmo elaborar "uma reforma tributária competente" para apresentar à discussão do Congresso.
Segundo o parlamentar, o governo acena com a possibilidade de aprofundar esses dois temas apenas para negociar uma possível troca com a oposição sobre a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) por mais quatro anos, conforme a proposta que está sendo examinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Para reforçar sua desconfiança sobre a posição do governo, Alvaro Dias disse que até o vice-presidente da República, José de Alencar, quando esteve no Senado, reiterou que o Executivo não pretende mudar o projeto enviado ao Congresso, ou seja, manterá o dispositivo que assegura quatro anos de prorrogação do imposto.
Alvaro sugeriu que o prazo máximo aceitável para a prorrogação da CPMF seria de um ano, desde que o governo garantisse a apresentação de um projeto de reforma tributária que venha a reduzir a já exagerada gama de impostos pagos pela sociedade brasileira.
- Antecipo que não acredito na sinceridade do governo. A preocupação do PSDB é a de discutir com liberdade o assunto, mas o objetivo é acabar com essa contribuição - disse o senador.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: