João Durval critica proposta de criação do estado do Rio São Francisco
Da Redação | 19/10/2007, 12h11
Ao discursar em Plenário nesta sexta-feira (19), o senador João Durval Carneiro (PDT-BA) criticou a proposta de criação do estado do Rio São Francisco, unidade que surgiria com o desmembramento de parte do território da Bahia. Ele lembrou que a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados rejeitou, na última quarta-feira, dois projetos de decreto legislativo que autorizam a realização de plebiscito para decidir sobre o assunto.
O novo estado estaria localizado na atual região oeste da Bahia, onde, lembrou João Durval, existem 35 municípios. O senador citou estimativas segundo as quais a criação dessa nova unidade da Federação causaria um prejuízo de quase R$ 170 milhões, envolvendo itens como investimentos, pagamento de dívidas e despesas correntes.
- Seria um novo ator a pleitear os escassos recursos nacionais para o atendimento de suas demandas e o custeio de sua estrutura - declarou o parlamentar.
O senador concordou com um dos argumentos utilizados pelos defensores do plebiscito - o de que a região recebeu pouca atenção do governo baiano nos últimos anos. De acordo com a Agência Câmara, o deputado Neucimar Fraga (PR-ES) disse que o oeste da Bahia encontra-se abandonado e tem dificuldades para se comunicar com a sede do governo estadual.
- Embora seja absolutamente verdadeira essa alegação de certo descaso dos governos anteriores para com o oeste do estado, isso não pode servir de pretexto para a apresentação de propostas de retalhamento do território conforme interesses regionais - ressalvou João Durval.
Além disso, o senador recordou que o governador Jaques Wagner (PT), também contrário ao novo estado, afirmou que o desmembramento levaria à interrupção dos investimentos previstos para a região, o que impediria sua aproximação com a capital - a distância entre o oeste da Bahia e a sede do governo estadual é um dos problemas apontados por aqueles que defendem a separação.
O autor dos projetos que prevêem o plebiscito sobre o estado do Rio São Francisco é o deputado Gonzaga Patriota (PSB), que representa o estado de Pernambuco. Já o autor do voto em separado - aprovado pela comissão da Câmara - pela rejeição dessas matérias é o deputado baiano Sérgio Barradas Carneiro (PT).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: