Valdir Raupp pede preservação da Amazônia

Da Redação | 18/10/2007, 20h14

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO), em discurso no Plenário nesta quinta-feira (18), fez um apelo pela preservação da Floresta Amazônica, que é um dos "maiores tesouros nacionais". Ele destacou a necessidade de fortalecimento das forças armadas para a proteção das fronteiras, já que o Brasil faz divisa com regiões "mergulhadas em conflitos, guerrilhas políticas, bandidagem e tráfico de drogas".

- Trago este alerta porque, aos poucos, nós da Amazônia estamos no conscientizando de que ela é um patrimônio, um tesouro nacional, e por isso devemos preservá-la - disse.

Ele citou dados do chamado "Pacto pela valorização da floresta e pelo fim do desmatamento na Amazônia", que estabelece como uma das metas o fim do desmatamento em sete anos, a partir de um investimento de R$ 1 bilhão por ano. Para Raupp, o montante não é muito, considerando-se o que estaria sendo preservado, até porque tal ação definiria o papel do Brasil em relação ao mundo na questão do aquecimento global, e diminuiria o seu "papel de vilão" em razão das queimadas.

O descuido com a floresta, alertou o senador, pode levar o Brasil a perder força diante das entidades que defendem a internacionalização da Amazônia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: