José Nery diz que luta de Ulysses marcou o início de sua militância política
Da Redação | 04/10/2007, 18h32
O senador José Nery (PSOL-PA) foi um dos oradores que prestou homenagem ao deputado Ulysses Guimarães, por ocasião do 15º aniversário do seu falecimento. José Nery referiu-se ao deputado, morto em desastre aéreo, como um exemplo para sua vida política, recordando a atuação de Ulysses na defesa das liberdades democráticas durante o regime militar e na campanha por eleições diretas, conhecida como Diretas Já.
- Iniciei minha militância política no interior do Ceará, admirando o PMDB autêntico, representado por Ulysses, Paes de Andrade, Jarbas Vasconcelos e Marcos Freire, entre outros - disse o senador, enfatizando que aquele período dos anos 80 marcou a afirmação da democracia e que o Brasil "deve muito à renúncia, tenacidade e dedicação de Ulysses".
José Nery destacou ainda o papel de Ulysses Guimarães durante a Assembléia Nacional Constituinte, a qual presidiu em 1987, cujo trabalho resultou na Constituição de 1988. Ele lembrou que Ulysses teve importante papel como negociador dos temas mais delicados e conseguiu avanços importantes no capítulo dos direitos do povo e na cidadania.
- Eleatendeu, principalmente, os fortes movimentos reivindicatórios e greves de trabalhadores e servidores públicos, que acabaram por ampliar direitos na Constituição -concluiu José Nery.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: