Heráclito destaca luta de Ulysses pela democracia
Da Redação | 04/10/2007, 17h09
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) disse que o deputado Ulysses Guimarães foi "o mais vocacionado homem público" com quem teve oportunidade de conviver.
- Minha convivência me permitiu não só um aprendizado, mas testemunhar episódios fantásticos na história do Brasil - disse, citando "a travessia para a democracia, cheia de percalços, de incertezas, de dúvidas" como o maior deles.
O senador lembrou a frase que Ulysses Guimarães disse a Tancredo Neves, com o intuito de convencê-lo a disputar a Presidência do Brasil no colégio eleitoral: "Vamos, com o nariz tampado, enfrentar o colégio eleitoral. É a única via, mas nós só vamos chegar a eles se trouxermos a rua conosco".
Afirmou que a alegada disputa entre Tancredo e Ulysses "eram emulações de duas raposas do velho PSD para fechar espaços e não permitir que ninguém mais avançasse naquela catedral que era o PMDB".
Heráclito lembrou o convite a José Sarney para integrar a chapa de Tancredo:
- Nunca vi uma aliança tão perfeita entre velhos adversários, que se uniram para o retorno do país à democracia.
O parlamentar também comentou a raiva de Ulysses quando pretenderam convencê-lo a assumir a Presidência no lugar de Tancredo, após este ter adoecido na véspera da posse. Segundo o senador, Ulysses respondeu: "Quando Tancredo ficar bom, pergunte a ele o quanto nos custou esta caminhada", que ele não iria estragar com "vícios inconstitucionais".
Heráclito lembrou que Ulysses "tinha horror a morrer e, portanto, desapareceu".Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: