Atletas pedem aumento de verbas para o esporte no Orçamento 2008

Da Redação | 03/10/2007, 18h11

A Comissão de Educação (CE) do Senado recebeu nesta quarta-feira (3) atletas de diversas modalidades esportivas que vieram ao Senado pedir a destinação de mais verbas do Orçamento da União de 2008 para o esporte. De acordo com a previsão enviada pelo governo ao Congresso, os esportes ficarão com 0,25% das verbas do Orçamento 2008, montante que os atletas querem aumentar para 1%. Os atletas participam do Dia Nacional de Mobilização pelo Esporte, com apoio do Ministério do Esporte.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que preside a Comissão de Educação do Senado, manifestou o seu apoio ao pedido dos atletas. A proposta orçamentária está em discussão na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) e dentro de alguns dias entrará na fase de recebimento de emendas. Cristovam afirmou que pretende apresentar emendas por mais recursos para o esporte.

Conforme explicou o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), integrante da comissão, 1% parece pouco, mas significa, R$ 1,2 bilhão, em comparação com os R$ 273,5 milhões inicialmente previstos para o setor na proposta orçamentária para 2008 enviada pelo governo ao Congresso.

Hugo Hoyama, campeão olímpico na modalidade detênis de mesa, recordista com 14 medalhas e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro de 2007 manifestou otimismo com o apoio recebido no Senado.

 Foi importante os principais atletas das diversas modalidades estarem aqui. Não vai ser de uma hora para a outra que vamos conseguir [1% do orçamento para o esporte], mas foi dado o primeiro passo para, futuramente, colhermos os frutos - disse o atleta.

O presidente da Federação Brasileira dos Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes Filho, afirmou que os resultados técnicos dos atletas brasileiros nos jogos Pan-Americanos mostram que eles têm condições para os Jogos Olímpicos de Pequim; porém, ressalvou que não há trabalho que possa ser feito pelos dirigentes esportivos sem recursos financeiros correspondentes.

O nadador Marcus Mattioli reforçou que a destinação de 1% do Orçamento da União para o esporte significa "100% de retorno em cidadania e na promoção de justiça social no país".

Plenário

Depois da reunião na comissão os atletas seguiram para o Plenário do Senado. Ali, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) elogiou os esportistas chamando-os de "campeões da persistência" e reiterou o apoio à solicitação por mais verbas. Já o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) parabenizou os atletas, nomeando um a um e agradeceu a alegria que deram ao povo brasileiro nos Jogos Pan-Americanos.

Compareceram ao Senado atletas de várias gerações como Hugo Hoyama, Tiago Camilo, Nelson Prudêncio, Rogério Sampaio, Flávio Canto, Marcelo Melo, Paulo Mariguti, Fernando Ávila, Jair Desiderato, entre outros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: