Renan participa da homenagem à Revolta dos Posseiros

Da Redação | 02/10/2007, 16h30

O presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), presidiu nesta terça-feira (2) a hora do expediente, destinada a homenagear os 50 anos da chamada Revolta dos Posseiros. Após o discurso do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), autor do pedido de homenagem, Renan leu um pequeno discurso no qual destacou "a luta justa" dos posseiros do sudoeste paranaense, que enfrentaram companhias colonizadoras em 1957.

O presidente do Senado salientou que os protagonistas tiveram forças para levar adiante o movimento pois estavam "revestidos da sincera convicção de estar combatendo uma luta justa". Na interpretação de Renan, "campo e cidade se irmanaram na luta" contra empresas exploradoras.

- Aqueles colonos foram vítimas da cobiça desenfreada de uns poucos empresários, travestidos de colonizadores, que levaram a violência ao extremo inaceitável do assassinato e do estupro. Os colonos reagiram contra a barbárie instalada - afirmou Renan.

O senador acrescentou que o movimento proporcionou a homens e mulheres a oportunidade de "fazerem sua própria história, e proverem a demanda de suas famílias". Renan agradeceu a presença dos prefeitos, deputados, senadores, vereadores e lideranças regionais presentes e lembrou de elogiar os senadores que representam o Paraná no Congresso Nacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: