Cícero Lucena defende reintegração dos demitidos pelo governo Collor

Da Redação | 01/10/2007, 19h37

Ao defender a imediata reintegração dos servidores demitidos no governo Fernando Collor, o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) sugeriu aos senadores da bancada governista que também defendem a recontratação desses funcionários pressionem o governo, ameaçando não aprovar a renovação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Na semana passada a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participava do Senado promoveu audiência pública para debater a reintegração. Alguns dos convidados denunciaram que órgãos da administração pública não estariam cumprindo a determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de reintegrar ao serviço público os servidores demitidos durante o governo Collor, que posteriormente foram anistiados.

- Um dos advogados dos servidores chegou a comentar que estava havendo uma conversa entre surdos: o presidente Lula mandava readmitir os trabalhadores e o governo dele não obedecia. O presidente da República tem duas alternativas: ou estabelece um prazo curto para seus auxiliares cumprirem sua determinação ou demite quem não cumprir sua ordem - afirmou Cícero Lucena.

Cancelamento de vôos

O senador pela Paraíba também protestou contra o cancelamento de vôos diários da TAM e da GOL que partiam da capital paraibana, João Pessoa. Ele informou que a bancada de deputados federais e de senadores se reunirá ainda esta semana para definir uma estratégia visando reverter a medida. Deverão ser agendadas visitas aos ministérios do Turismo e da Defesa e também à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Na avaliação do senador pela Paraíba, é inadmissível o governo federal dizer que valoriza o turismo e, ao mesmo tempo, adotar medidas que prejudicam diretamente a Paraíba. Cícero Lucena explicou que, com os cancelamentos dos vôos, os turistas que se utilizavam do horário das 6h terão que deixar João Pessoa no começo da madrugada.

Em aparte, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) opinou que o turismo nordestino não pode ser visto de forma isolada. Ela disse que o turista que vai a João Pessoa também passa por Natal, Maceió, Aracaju e Sergipe. Por isso, a senadora pediu que a bancada nordestina se una para tentar reverter o cancelamento dos vôos para João Pessoa.

- Tudo que implique em diminuir as oportunidades de turismo no Nordeste deve ser uma luta de todos nós. Agora está acontecendo com João Pessoa. Pode ser que amanhã a vítima seja Natal - alertou Rosalba Ciarlini.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: