CDH vai discutir violência contra crianças e jovens

Da Redação | 06/09/2007, 12h19

Por sugestão do senador Paulo Paim (PT-RS), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) decidiu nesta quinta-feira (6) realizar audiência pública para discutir a violência contra a criança, o adolescente e o jovem. Os senadores também aprovaram a sugestão do senador José Nery (PSOL-PA) para que a comissão peça o empenho do governo do estado da Bahia no sentido de descobrir o assassino da líder comunitária dos Sem-Teto Aurina Rodrigues Santana, de seu companheiro, Rodson da Silva Rodrigues, e de seu filho Paulo Rodrigo Rodrigues Santana Braga.

Segundo José Nery, a família foi vítima de uma chacina na comunidade do Calabetão, em Salvador, no dia 14 de agosto, e a principal suspeita recai sobre policiais militares que estavam sendo investigados devido à prática de tortura contra o jovem morto, Paulo Rodrigo, e uma irmã de 13 anos, em maio. O senador quer que o governador Jacques Wagner e o MP tomem providências para investigar e punir os responsáveis pelo crime.

José Nery pediu ainda que o Ministério Público da Bahia esteja atento ao caso e que a CDH seja informada sobre as providências tomadas. O caso será debatido na mesma audiência em que será discutida a violência contra jovens.

- A chacina comoveu todo o estado. Ela (Aurina) só queria ter um direito constitucional assegurado, que é o direito à moradia. Que este caso não conste da lista dos crimes sem punição - disse José Nery.

O senador Flávio Arns (PT-PR) disse que a população deseja que as instituições destinadas à segurança pública cumpram sua função. Se houver problemas nas instituições, observou, precisam ser investigados para que a sociedade possa confiar nos órgãos responsáveis pela segurança.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: