Botelho alerta para o risco de se contrair Doença de Chagas pelo açaí

Da Redação | 31/08/2007, 12h58

O senador Augusto Botelho (PT-RR) alertou, em discurso no Plenário nesta sexta-feira (31), sobre o risco de se contrair Doença de Chagas por meio do consumo da polpa do açaí. O senador afirmou que tanto o inseto que transmite a doença, o barbeiro, quanto as fezes dele podem ser inadvertidamente triturados junto com a fruta, deixando assim a polpa contaminada.

Augusto Botelho destacou que existem hoje seis milhões de brasileiros infectados com a doença e que surgem, em média, 33 mil novos casos a cada ano. Embora a forma mais comum de contaminação seja a picada do inseto, de acordo com o senador, um surto da doença relacionado ao consumo do açaí vem ocorrendo no Pará, onde 36 pessoas contraíram a doença e uma morreu.

- Isso é uma coisa grave, porque, nessa infecção pela via digestiva, o Trypanosoma cruzi se torna mais agressivo, se reproduz com mais facilidade, e a doença se torna mais grave e fatal - afirmou.

Botelho pediu que as pessoas tomem o cuidado de verificar a procedência da polpa de açaí que consomem. Sugeriu também a necessidade de os produtores adotarem medidas de higiene na confecção da polpa da fruta, como, por exemplo, mergulhar o açaí em água quente antes de extrair a polpa.

- Parte das indústrias, felizmente, já se comprometeu a pasteurizar o açaí para eliminar as bactérias e evitar o Mal de Chagas. Os batedores artesanais de açaí também devem preocupar-se com a higiene do produto que vendem - disse.

O senador contou que as vigilâncias sanitárias municipais e estadual de Roraima e o Ministério da Agricultura estão fiscalizando a comercialização do produto e um laboratório está realizando análises das polpas recolhidas no estado.

Botelho homenageou ainda o 35º aniversário da Rede Amazônica de Televisão, segundo o senador, a maior emissora de televisão da Região Norte.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: