Mozarildo protesta contra possível desocupação de reserva indígena
Da Redação | 30/08/2007, 19h06
Ao discursar em Plenário, nesta quinta-feira (30), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) denunciou uma provável operação conjunta da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Polícia Federal visando à retirada de famílias da Reserva Indígena Raposa da Terra do Sol, localizada no estado de Roraima.
De acordo com o senador, a operação, que contará com 500 homens da Polícia Federal e dois helicópteros, irá expulsar de suas casas pessoas que há várias décadas ocupam quatro cidades localizadas na reserva. Alertando para a necessidade de evitar ações truculentas e de assegurar a integridade e os direitos humanos dos moradores, Mozarildo antecipou que vai acompanhar pessoalmente o trabalho da Polícia Federal durante a desocupação.
- Já requeri à Mesa a criação de uma comissão temporária externa do Senado para acompanhar essa operação. Se a Mesa não decidir em tempo hábil, vou por conta própria. Estarei presente, como senador da República, como representante do meu estado, para denunciararbitrariedades que venham a ser cometidas - afirmou.
Mozarildo protestou contra o grande percentual de terras em seu estado inadequado para a prática de atividades econômicas, devido a existência de várias reservas indígenas e ambientais. O senadortambém criticou o governo federal pela demora em viabilizar a transferência de áreas pertencentes ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para Roraima.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: