Ideli: acidente com avião da TAM deverá entrar na pauta da CPI

Da Redação | 18/07/2007, 12h14

Ao comentar o desastre aéreo ocorrido no início da noite desta terça-feira (17), a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), afirmou que "este é um momento de grande sofrimento para a Nação". A senadora informou que o acidente deverá entrar na pauta da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo, assim que esta reiniciar suas atividades após o recesso parlamentar.

Mais de 180 pessoas morreram após um avião da TAM - que tentava pousar no aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo - colidir com um prédio da própria companhia e com um posto de gasolina. O deputado federal Júlio Redecker (PSDB-RS) está entre as vítimas fatais do acidente.

- Devemos prestar solidariedade aos parentes das vítimas - afirmou Ideli.

Sobre as possíveis causas do acidente, a senadora declarou que, "em primeiro lugar, é necessário investigar". Ela ressaltou a importância da análise da caixa-preta do avião, já encontrada, que contém as gravações das conversas dos pilotos e os dados técnicos do vôo.

A líder do PT disse que "ainda não está configurado se a pista foi entregue sem ranhuras [e se isso teria provocado o acidente] ou se houve erro do piloto ou falha dos equipamentos". Uma das críticas à recente reforma por que passou o aeroporto aponta a falta de ranhuras na pista - também chamadas de grooving -, que auxiliariam nas aterrissagens (ao aumentar a aderência dos pneus das aeronaves) e no escoamento de água.

Ao reconhecer que as condições da estrutura aeroportuária brasileira "não dão conta da demanda", Ideli argumentou que "não há um único fator para explicar essa situação". A parlamentar lembrou que a falência da Varig e o aumento da demanda por passagens aéreas sobrecarregaram as outras companhias do setor, e que o desastre aéreo de setembro do ano passado "acabou revelando a insatisfação dos controladores de tráfego aéreo". No caso do aeroporto de Congonhas, ela criticou a não-transferência dos vôos da aviação executiva, que utiliza aviões de pequeno porte, para o Campo de Marte. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)