Nery destaca luta dos estudantes pelo ensino público de qualidade

Da Redação | 04/07/2007, 18h14

Em pronunciamento em homenagem aos 70 anos da União Nacional dos Estudantes (UNE), nesta quarta-feira (4), o senador José Nery louvou a atuação da entidade em momentos-chave para a democracia brasileira ao longo de sua história e destacou a luta dos estudantes por uma educação pública e de qualidade, contra o avanço do privado sobre o público.

Para Nery, como instrumento de luta pelas transformações nas universidades, a UNE deve fazer "avançar as condições materiais e culturais de vida da juventude e do povo", pela "condução a uma sociedade onde não haja opressão do ser humano pelo ser humano - uma sociedade socialista".

- A educação é estratégica para a construção de um projeto popular para o Brasil pautado pelo combate às desigualdades e às injustiças, pelo avanço nas condições materiais e culturais de vida do povo e acúmulo de forças rumo ao socialismo. É nessa perspectiva que se insere a luta em defesa da educação como um direito de todos e todas e dever do Estado, protagonizada pelo movimento estudantil em conjunto com os demais segmentos do movimento social de educação - disse o senador.

Nery também pediu que a UNE se alie aos trabalhadores na luta por mudanças radicais na política econômica, o que, para ele, é fundamental para garantir os investimentos na educação pública no país.

Ao cumprimentar a entidade pela abertura de seu 50º Congresso Nacional, José Nery sugeriu que os estudantes aproveitem a ocasião para estimular o debate sobre a anulação do leilão de privatização da Companhia Vale do Rio Doce. Um plebiscito sobre a questão, organizado por movimentos populares, será realizado em todo o país no mês de setembro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: