Gerson Camata: estados devem ter autonomia para determinar forma de escolha de seus representantes

Da Redação | 27/06/2007, 16h47

O senador Gerson Camata (PMDB-ES) anunciou, em pronunciamento nesta quarta-feira (27), que pretende sugerir emenda ao projeto de reforma política (PL 1210/07) que tramita na Câmara dos Deputados para propor que cada estado possa determinar a forma de escolha de seus representantes.

- Assim, um estado poderia observar o que está acontecendo no outro. O país disporia de "uma variedade enorme de modelos" que certamente levaria ao aperfeiçoamento do sistema político - defendeu.

Camata irá sugerir ainda, segundo informou, que os eleitores tenham a opção de "vetar" candidatos ao dar "votos negativos" aos componentes das listas indicadas pelos partidos. Pela proposta, o "campeão de votos negativos" de cada estado não poderia disputar eleições por um período de dez anos.

A discussão sobre a reforma do sistema político e eleitoral foi iniciada no Congresso Nacional há cerca de dez anos, quando foram criadas comissões para debater o assunto no Senado Federal e na Câmara. As principais propostas do projeto que os deputados podem votar esta semana são o voto em lista fechada para candidatos em eleições proporcionais (deputados distrital, estadual e federal, e vereador), o financiamento público de campanhas eleitorais, a instituição da cláusula de barreira e a criação de federações de partidos.

O senador Gerson Camata informou que o jornal A Gazeta e a TV Gazeta, de Vitória, irão promover, em breve, um seminário para discutir sistemas políticos e formas de representação, com a presença de especialistas e parlamentares do Brasil, da Alemanha e da Itália.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: