César Borges condena invasões do MST e exige cumprimento de reintegração de posses

Da Redação | 12/06/2007, 17h08

Em pronunciamento nesta terça-feira (12), o senador César Borges (DEM-BA) condenou as invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) a propriedades produtivas na Bahia e exigiu do governo estadual o cumprimento de mandados de reintegração de posse dessas propriedades expedidos pela Justiça. Ele lembrou que o MST tem invadido sob a justificativa de que o governo federal não cumpriu até agora a promessa de assentar 380 mil famílias pelo programa de reforma agrária, conforme anunciou.

- A Bahia tem sido palco de uma grande onda de invasões de terras ao longo dos últimos meses - disse o senador.

César Borges afirmou que não é contra a reforma agrária, que ele considera uma reivindicação justa, uma vez que terras improdutivas devem ser desapropriadas, mas ponderou que as invasões do MST " ultrapassam os limites da lei e da ordem, sem que haja reação do Estado".

O senador disse, ainda, que a situação de desordem descrita por ele é agravada pelo fato de muitos estados estarem se omitindo de sua responsabilidade e deixando de cumprir as decisões judiciais de reintegração de posse.

- É o caso da Bahia. Temos hoje mandados de reintegração de posse que não são cumpridos no estado. O governador Jaques Wagner, juntamente com seu secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, decidiram afrontar o Poder Judiciário - denunciou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: