Governo deve colaborar com iniciativa privada para estimular crescimento, diz João Vicente Claudino
Da Redação | 11/06/2007, 18h10
Em pronunciamento nesta segunda-feira (11), o senador João Vicente Claudino (PTB-PI) afirmou que "o governo não pode ser um entrave ao crescimento, e sim seu indutor". As forças produtivas, disse o senador, buscam uma maior eficiência do Estado em todas as suas dimensões, tanto legal quanto executiva, abarcando a confiabilidade nas instituições.
O governo, afirmou o senador, tem que colaborar com a diminuição da burocracia e da carga tributária, melhorar o uso do dinheiro público e o quadro fiscal, fatores que inibem os investimentos no país.
Os objetivos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), disse o senador, têm que se alcançados, e estão alinhados com o Plano de Desenvolvimento da Educação, pois sem educação a mão-de-obra jamais conseguirá ser qualificada para dar sustentação ao crescimento. Com esses movimentos, na sua avaliação, o governo sinaliza para a iniciativa privada "que está se mexendo para não ser um entrave ao crescimento, e sim seu indutor".
O parlamentar citou como exemplo de iniciativa em que o Estado atua como indutor do crescimento as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), dentre as quais destacou a de Parnaíba, no Piauí.
- As ZPEs são um instrumento poderoso para proporcionar condições adequadas para atração de investimentos estrangeiros, colocando os nossos empresários em igualdade de condições para enfrentarem a concorrência dos mercados internacionais e conter a saída de empresas nacionais, em busca de fatores de competitividade - afirmou.
João Vicente Claudino destacou o bom desempenho da economia nacional no cenário externo e frisou que as agências de classificação de risco cada vez mais consideram o Brasil imune a crises. Ele citou ainda pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) que mostra que os bons frutos colhidos pelas empresas exportadoras que investem em inovação tecnológica atenuam o efeito cambial desfavorável.Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: