Sessão plenária homenageia Gerardo de Mello Mourão

Da Redação | 16/05/2007, 16h37

O Senado Federal prestou nesta quarta-feira (16) homenagem póstuma ao escritor Gerardo de Mello Mourão, falecido em 9 de março último. O requerimento para realização da sessão foi feito pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). O evento foi acompanhado pelo filho do escritor, o embaixador e diretor do Departamento da América Central e Caribe do Itamaraty, Gonçalo Mourão, além de representantes do corpo diplomático de México, Chile, Zâmbia, Japão e Portugal. Fizeram parte da Mesa os ex-senadores Abdias Nascimento e Mauro Benevides, além do ex-deputado Paes de Andrade.

Em discurso, Inácio Arruda justificou a homenagem afirmando que "nosso povo precisa conhecer aqueles homens e mulheres que levaram aos quatro cantos do mundo a existência do nosso País".

Também discursaram os senadores José Nery (PSOL-PA), Paulo Paim (PT-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF).

Nascido em Ipueiras (CE), em 1917, e autor de livros como País dos Mourões e A Invenção do Mar, Gerardo Mello Mourão foi indicado ao Prêmio Nobel de Literatura em 1979. Sua obra mereceu a reverência de Carlos Drummond de Andrade, que chegou a afirmar que Gerardo foi o maior poeta brasileiro de todos os tempos. Além de poeta e escritor, ele também foi correspondente internacional, trabalhando na China, entre 1980 e 1982, e deputado federal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: