Casagrande quer que relatório proponha soluções para minimizar mudanças climáticas no Brasil

Da Redação | 07/05/2007, 18h27

Durante audiência pública da Comissão Mista Especial sobre Mudanças Climáticas na Assembléia Legislativa do Pará, nesta segunda-feira (7), o senador Renato Casagrande (PSB-ES), relator do colegiado, disse esperar que as atividades da comissão resultem em um relatório que, além de apresentar um diagnóstico dos problemas, também proponha soluções para diminuir o impacto das mudanças climáticas e do desequilíbrio ecológico no Brasil.

Para Renato Casagrande, a realização da audiência pública em Belém é simbólica em razão da grande cobertura vegetal do estado e, também, pela importância econômica da região, que ainda enfrenta "grandes problemas de desmatamento".

O evento teve o objetivo de promover debate, com técnicos, representantes de órgãos governamentais e do setor produtivo, sobre o uso da terra e a biodiversidade da Amazônia, pesquisas e mudanças climáticas, o avanço da fronteira agrícola e desmatamento. Participaram das conversas, além do senador Renato Casagrande, os deputados federais Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Augusto Carvalho (PPS-DF) e Eduardo Gomes (PSDB-TO), presidente da comissão mista especial.

Também participaram da audiência pública pesquisadores da Embrapa; da Universidade Federal do Pará (UFPA); deputados estaduais; o secretário de Agricultura do Pará, Cássio Alves Pereira; Valmir Gabriel Ortega, da Secretaria do Meio Ambiente; e representantes do Museu Emílio Goeldi; do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam); e do Fórum da Amazônia Oriental (Faor).

Pela manhã, os senadores Renato Casagrande e José Nery (PSOL-PA) visitaram o Museu Emílio Goeldi, em Belém, onde conversaram com especialistas sobre as pesquisas da instituição acerca das conseqüências do aquecimento global e do desmatamento na região.

(De Brasília, Augusto Castro, repórter da Agência Senado; de Belém, Ana Beatriz Santos, repórter da Rádio Senado)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: