Roriz destaca expansão da UnB para as cidades-satélites

Da Redação | 25/04/2007, 17h06

 Em pronunciamento na homenagem aos 45 anos da Universidade de Brasília (UnB), nesta quarta-feira (25), o senador Joaquim Roriz (PMDB-DF) destacou os esforços empreendidos na expansão da instituição de ensino até as cidades-satélites, o que demonstraria a preocupação com o atendimento às classes menos favorecidas.

Ele informou que, com área cedida durante sua gestão à frente do governo do Distrito Federal, foi construído o campus de Planaltina. Segundo ele, no vestibular para o preenchimento das vagas da unidade, realizado em 2006, 47% dos aprovados eram da própria região (Planaltina, Sobradinho, Paranoá, Formosa e Planaltina de Goiás). O senador acrescentou que o governo do Distrito Federal também disponibilizou áreas para a UnB na Ceilândia e no Gama.

Roriz observou que a fundação da UnB em 21 de abril de 1962 - dois anos após a inauguração de Brasília - serviu como "um dos pilares de sustentação e de consolidação da nova capital do país".

O parlamentar homenageou o antropólogo e professor Darcy Ribeiro, idealizador, fundador e primeiro reitor da universidade; o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que também foi reitor; e todos aqueles que contribuem ou contribuíram para tornar a UnB um dos maiores centros de educação, cultura, ensino e pesquisa da América Latina.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: