Demóstenes pede que MEC reconheça cursos da Universidade Salgado de Oliveira

Da Redação | 10/04/2007, 19h20

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) fez um apelo em Plenário, nesta terça-feira (10), ao ministro da Educação, Fernando Haddad, pedindo a homologação de vários cursos da Universidade Salgado de Oliveira (Universo).

Demóstenes considerou discriminação a demora no reconhecimento dos cursos da Universo, uma vez que, no final de 2006, o Ministério da Educação (MEC) autorizou o funcionamento de cursos da Universidade Bandeirantes em campus fora da sede, não tendo, pois, em sua opinião, razões por que negar pedido semelhante.

- Não vou ficar aqui desfiando números, mas é preciso ressaltar que a estruturada Universo é invejável. Se todas as universidades públicas contassem com estrutura ao menos semelhante, o nível da educação brasileira estaria sendo comparado ao da Finlândia, não ao do Haiti - disse Demóstenes, que ressaltou ainda a elevada proporção (40%) de professores da instituição com mestrado ou doutorado, além da quantidade média de cinco livros por aluno matriculado constante de sua biblioteca.

Em aparte, o senador Wellington Salgado (PMDB-MG), dono da Universo, externou sua estranheza com a situação dos cursos em Goiânia. Disse preferir acreditar que "o ministro Haddad, com sua equipe, está buscando solucionar todos os problemas encontrados na sua administração e que o último problema que será solucionado será esse da Universo".

Demóstenes respondeu que não fazia um discurso em favor de Wellington Salgado, mas em favor dos estudantes da Universidade em Goiás. Segundo o representante goiano, são 13 mil alunos tentando transferência, tentando de alguma forma terminar seu curso.

- E outras universidades muito menos gabaritadas do que a Universo estão tendo a sua aprovação pelo MEC - afirmou Demóstenes, que também foi apoiado, em apartes, pelos senadores Marconi Perillo (PSDB-GO) e Lúcia Vânia (PSDB-GO).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: