Paim adverte sobre os riscos do consumo excessivo de gordura trans

Da Redação | 09/04/2007, 17h05

 Em pronunciamento no qual registrou o transcurso do Dia Mundial da Saúde - 7 de abril -, o senador Paulo Paim (PT-RS) citou matéria da edição da semana passada da revista IstoÉ sobre o consumo excessivo de gordura trans no Brasil. Paim advertiu sobre os males causados por produtos que contêm a substância, cobrando maior fiscalização das autoridades sobre sua venda. E se disse preocupado com o desconhecimento do brasileiro em relação ao assunto.

No discurso nesta quarta-feira (9), Paim listou uma série de doenças causadas pelo excesso de consumo de gordura trans, denunciando que a legislação que obriga as fábricas a incluírem nas embalagens a discriminação das substâncias que contenham o produto está sendo descumprida. Citou projeto de sua autoria que obriga os produtos trans em exposição nas revendas a portarem uma tarja preta de advertência sobre o que está sendo consumido.

Entre as doenças causadas por consumo de gordura trans citadas pelo senador estão obesidade, distúrbios alimentares, diabetes, enfarte do coração por entupimento de artérias e outras decorrentes do excesso de consumo de colesterol considerado ruim (LDL). Essa gordura é encontrada principalmente em margarinas, nas massa prontas e em frituras, informou Paim.

- Países como Dinamarca já proibiram o uso de produtos à base de gordura trans e, na cidade de Nova York, por exemplo, nenhum restaurante serve produto composto dessasubstância - finalizou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: