Valter Pereira aplaude iniciativas de ministros contra a violência

Da Redação | 02/04/2007, 16h54

 Ao opinar que o Congresso Nacional cumpre com o seu dever quando discute temas como a redução da maioridade penal e o endurecimento da aplicação das penas, o senador Valter Pereira (PMDB-MS) elogiou os ministros da Justiça, Tarso Genro, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, por tratarem a questão da violência em termos práticos.

Valter Pereira concordou com a proposta apresentada por Tarso Genro, em entrevista ao jornal O Globo, na edição de 31 de março, de o governo implantar presídios especiais para abrigar condenados com idade entre 18 e 23 anos. O ministro comprometeu-se a apresentar um projeto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dois meses. Na avaliação do senador, essa idéia pode diminuir as restrições dos que são contra a redução da maioridade.

- Em vez de ficar só contestando, só criando dificuldades e tentando impedir que o Congresso cumpra a sua parte, é preciso que o Executivo faça o seu dever de casa e crie as condições para que os jovens delinqüentes, sendo punidos, tenham a possibilidade de se ressocializar, de se preparar para uma vida decente - afirmou Valter Pereira.

Já o ministro Patrus Ananias recebeu os cumprimentos do senador pelo Mato Grosso do Sul em virtude de artigo publicado na edição do último domingo (1º) da Folha de S. Paulo, intitulado Juventude e projeto nacional. O texto enumera fatores que contribuiriam para o jovem ser atraído pela criminalidade, como a desintegração das famílias, a falta de perspectiva, o desemprego, o trabalho infantil em condições degradantes, a violência sexual contra crianças e adolescentes, a fome e a prostituição infantil.

Na avaliação de Valter Pereira, Patrus fez o diagnóstico correto da situação. Caberia agora ao governo, no entendimento do parlamentar, atacar as causas e criar condições para pelo menos reduzir em níveis razoáveis a criminalidade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: