Renan comparece a posse de ministros

Da Redação | 29/03/2007, 13h02

O presidente do Senado, Renan Calheiros, compareceu na manhã desta quinta-feira (29), no Palácio do Planalto, à posse dos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge; dos Transportes, Alfredo Nascimento; do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi; da Previdência Social, Luiz Marinho; e da Comunicação Social, Franklin Martins.

Ao empossar o novo ministro do Trabalho, Lula referiu-se à sua situação de ex-adversário político, mas explicou que uma coalizão pressupõe absorver pessoas que até ontem falavam mal do governo. Lula disse que os incidentes ocorridos entre PT e PDT fazem parte da trajetória deste país.

- A demonstração de grandeza é uma das coisas bonitas na política - constatou.

Na nomeação de Franklin Martins, Lula disse que o governo está precisando de uma televisão pública educativa, capaz de fazer o que a TV privada não faz. O presidente entende que essa emissora poderá ampliar as oportunidades de estudo para o jovem, oferecendo em horário conveniente cursos de Português, Espanhol e Inglês, assim como exibir peças teatrais. Disse que não interessa se a emissora terá audiência, pois, de acordo com o presidente, o importante é que seja uma opção para quem quer estudar.

Ao despedir-se de Luiz Fernando Furlan, que passou o cargo de ministro para Miguel Jorge, Lula elogiou o crescimento das reservas comerciais brasileiras, que eram de US$ 16 bilhões, no início do seu governo, e hoje somam US$ 110 bilhões.

- Não tem nada que dê mais garantia ao país do que o montante de reservas que conseguimos acumular. Dinheiro no bolso não faz mal a ninguém e muito menos para um país como o Brasil, que precisa de credibilidade - disse o presidente.

Na nomeação de Luiz Marinho, Lula falou de sua expectativa com o que será feito agora na Previdência Social, assegurando que o novo ministro vai sanar os problemas dessa pasta sem que seja necessário o Brasil jogar sobre os pobres a responsabilidade pelo déficit previdenciário. E, ao assinar a nomeação do novo ministro dos Transportes, Lula disse ter certeza de que hoje o Brasil tem para o setor o melhor plano que já teve na história do país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: