Paim registra participação de Danielle Mitterrand em debate sobre a água

Da Redação | 29/03/2007, 19h20

 O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou a participação de Danielle Mitterrand-viúva do ex-presidente da França François Mitterrand - em reunião da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados com a Frente Parlamentar Ambientalista, nesta quinta-feira (29).

Sustentando a necessidade de ações para a preservação e o uso racional da água no Brasil e no mundo, Paim exaltou o trabalho de Danielle, hoje presidente da France Libertes Fondation, que atua na defesa do acesso a água como direito humano.

Em pronunciamento nesta quarta-feira, Paim lembrou que 1,1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável no mundo e que 3,5 mil crianças morrem a cada dia em conseqüência da falta de água. Ele advertiu que embora conte com 12% da reserva de água doce do mundo, o Brasil também enfrenta problemas relacionados não só com a água para o consumo, como com o saneamento necessário ao atendimento de grande parte da população.

- Somente 15% dos esgotos recebem tratamento no Brasil. Mas já existem ações oficiais do governo como o programa Proágua, implementado no semi-árido nordestino e em fase de implantação no Rio Grande do Sul - observou o parlamentar.

Terrorismo

Paulo Paim também protestou contra o que classificou como "ato terrorista" praticado nos alojamentos de estudantes da Universidade de Brasília (UnB) contra alunos estrangeiros negros. Apartamentos onde moram dez estudantes africanos foram incendiados nesta semana. O ato está sendo investigado pela Polícia Federal.

O senador conclamou os senadores a prestarem solidariedade ao reitor da UnB, Timothy Mulholland, que manifestou publicamente sua indignação contra o crime.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: