Ideli cobra licença ambiental para rede elétrica submarina

Da Redação | 29/03/2007, 16h37

 A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), subiu à Tribuna nesta quinta-feira (29) para cobrar do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a concessão de licença ambiental para a implantação de um cabo submarino de energia elétrica ligando a ilha de Santa Catarina - onde fica a capital do estado, Florianópolis - ao sistema elétrico nacional. Ela acusou o órgão de demorar demasiadamente para autorizar a obra e de não apresentar qualquer explicação sobre os motivos do atraso.

Segundo a senadora, a obra é de extrema importância, uma vez que, devido à precariedade do atual sistema de transmissão, a capital de seu estado vem sofrendo freqüentes interrupções no fornecimento de energia, tendo, inclusive, ficado sem luz por três dias por conta de um acidente simples na rede.

- Se a licença não sair para que a obra seja iniciada, estaremos novamente no final do ano e no Carnaval, com situação pior do que essa, porque Florianópolis está explodindo; há vários shopping centers, um crescimento imobiliário fantástico. Somente o crescimento vegetativo já aumenta em 5% ao ano a demanda da energia - alertou.

Ideli, referindo-se à previsão legal de pena existente para a concessão de licenças ambientais indevidas - uma das justificativas usadas pelo Ibama para atrasos no licenciamento de obras - sugeriu punição também para os casos de demoras que acarretem danos a cidadãos brasileiros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: