Senado homenageia Campanha da Fraternidade da CNBB

Da Redação | 27/03/2007, 18h13

O Senado Federal prestou nesta terça-feira (27) uma homenagem à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pela Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema "Fraternidade e Amazônia - Vida e missão neste chão". O requerimento de realização da homenagem foi apresentado pelos senadores Flávio Arns (PT-PR) e José Nery (PSOL-PA), e apoiado por outros senadores.

O cônego José Carlos Dias Toffoli, secretário-executivo da CNBB, compôs a Mesa como representante da entidade. Outros religiosos também estiveram presentes no Plenário. O cantor e tecladista Ariosto Lopes interpretou no início da sessão o hino oficial da campanha, e no final a música Planeta Água, de Guilherme Arantes. Todos os discursos proferidos foram traduzidos simultaneamente para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O objetivo da campanha é alertar as pessoas sobre o processo de degradação da Amazônia, bem como, segundo o site da CNBB, "conhecer a realidade em que vivem os povos da Amazônia, sua cultura, seus valores e as agressões que sofrem por causa do atual modelo econômico e cultural".

Em seu discurso durante a homenagem, o senador Flávio Arns mencionou a "atenção e cobiça mundial" que a Amazônia atrai, ressaltando, porém, que essa região é mais do que suas riquezas, pois "vivem ali 23 milhões de irmãos brasileiros com etnias e culturas bastante diferentes".

Também em pronunciamento no Plenário, o senador José Nery parabenizou a CNBB pela campanha, afirmando que a entidade tem "enorme e generosa sintonia com as necessidades do povo brasileiro". Nery ainda disse que a campanha promoverá o debate sobre a questão amazônica no país e fará com que a Amazônia seja reconhecida como "o maior patrimônio brasileiro".

Ainda discursaram outros 14 senadores: Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Pedro Simon (PMDB-RS), Eduardo Suplicy (PT-SP), Jayme Campos (PFL-MT), Mão Santa (PMDB-PI), Renato Casagrande (PSB-ES), Cristovam Buarque (PDT-DF), Sibá Machado (PT-AC), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Paulo Paim (PT-RS), José Inácio Arruda (PCdoB-CE), Aloizio Mercadante (PT-SP), Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Marco Maciel (PFL-PE).

Realizada anualmente durante a Quaresma, a Campanha da Fraternidade visa a conscientizar a população sobre algum tema específico. Em outros anos, a campanha abordou assuntos como "Fraternidade e Pessoas com Deficiência", "Solidariedade e Paz" e "Fraternidade e Água".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: