Mercadante sugere criação de fundo ambiental

Da Redação | 27/03/2007, 18h15

Ao opinar que o tema escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a campanha da fraternidade deste ano, "Fraternidade e Amazônia", é fundamental no momento em que o efeito estufa vem provocando mudanças climáticas em todo o mundo, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) defendeu a criação de um fundo ambiental para financiar ações de preservação do meio ambiente no Brasil.

A idéia do senador é instituir um imposto em torno de 1% sobre o valor das importações. A alíquota seria mais alta para os produtos que causam dano ao meio ambiente, como, por exemplo, os derivados do petróleo. Outra sugestão de Mercadante é que o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente seja transformado em uma agência de fomento a ações que revertam ou interrompam as mudanças climáticas.

- A única contribuição relevante que o Brasil dá para o efeito estufa é através das queimadas da Amazônia. Por outro lado, estamos desenvolvendo uma matriz energética nova através do biodiesel, do etanol e do Hbio. Nosso país pode se transformar em uma grande liderança de um mundo ambientalmente sustentável. Preservar a Amazônia é uma contribuição que poderemos dar à humanidade na tentativa de reverter a deterioração climática que ameaça a vida futura na terra - afirmou Mercadante.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: