José Nery: campanha da CNBB contribui para conscientização sobre importância da Amazônia

Da Redação | 27/03/2007, 16h21

 O senador José Nery (PSOL-PA) afirmou que o tema escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - Fraternidade e Amazônia - irá contribuir para a conscientização da sociedade sobre a importância da defesa e da preservação daquela região e de sua biodiversidade. A campanha, acrescentou o senador, fará comque este tema seja debatido "em todos os cantos do país", levando a Amazônia a ser reconhecida como "o maior patrimônio brasileiro".

José Nery, um dos autores do requerimento de homenagem à CNBB, criticou o modelo de desenvolvimento da Amazônia, em especial o agronegócio, com a destruição de florestas para plantação de soja. Ele informou que o estado do Mato Grosso, maior produtor de soja desde 1996, já destruiu dois terços de suas florestas, sendo o "campeão do desmatamento".

O senador lembrou que esse modelo de desenvolvimento, chamado de "Revolução Verde", que teve origem no século passado, mas ganhou força sobretudo na década de 70, tinha por objetivo acabar com a fome no mundo. No entanto, explicou, tal promessa não foi cumprida, pois atualmente 850 milhões de pessoas passam fome no mundo, dos quais 300 milhões são crianças.

- O impacto foi assustador e as conseqüências dessa política agrícola ainda não totalmente mensuradas. Na Amazônia, até 2004, cerca de 1,2 milhões de hectares da floresta foram transformados em plantação de soja. Não é à toa que a Amazônia é hoje concebida como a nova "fronteira agrícola" mundial - afirmou o senador, que apontou entre as conseqüências negativas dessa atividade a destruição de rios e das populações ribeirinhas.

José Nery mencionou ainda o problema gerado pela empresa norte-americana Cargil Agrícola S.A. que construiu um porto para escoamento da produção de soja em Santarém (PA) próximo à Praia de Vera Paz, sem realizar estudos de impacto ambiental. Em 2000, o Ministério Público acolheu denúncia de diversas entidades e impediu, por meio de liminar, a continuidade das obras. No último dia 24, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio da Polícia Federal, fechou o terminal graneleiro da Cargil

O senador também manifestou preocupação com a construção da Hidrelétrica de Belo Monte prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ele questionou a utilização de hidrelétricas e termelétricas em detrimento da busca de outras matrizes energéticas renováveis, assinalando que o grande desafio do século será a falta de água em proporções globais já no ano de 2027.

José Nery, pela Campanha da Fraternidade deste ano, parabenizou a instituição pela iniciativa.

- O tema da campanha foi uma feliz escolha da CNBB, com sua enorme e generosa sintonia com as necessidades do povo brasileiro - disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: