Campanha da Fraternidade é um "grito contra a cobiça internacional", diz Simon

Da Redação | 27/03/2007, 16h34

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) afirmou, nesta terça-feira (27), que o tema "Fraternidade e Amazônia - Vida e missão neste chão", escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Campanha da Fraternidade deste ano, é um "grito contra a cobiça internacional". Ele lembrou que há tempos autoridades de países desenvolvidos e organizações não-governamentais vêm pregando a soberania relativa do Brasil sobre a Amazônia e sua administração por organismos internacionais competentes.

O senador se disse preocupado com as previsões dos cientistas da Organização das Nações Unidas (ONU) quanto ao aquecimento global. Ele deixou claro que não menospreza o trabalho, mas disse temer que o estudo realizado, que projeta uma catástrofe mundial até o final do século, possa se transformar em mote para arranhar a soberania do Brasil à frente da Amazônia.

- Dizem os cientistas, e os fatos estão aí para corroborar a tese, que as guerras do futuro não serão mais pelo petróleo, mas pela água, cada vez mais escassa, em termos planetários. E qual será então o palco desse conflito, em tempo não tão distante? - indagou.

Pedro Simon homenageou o bispo emérito de Santa Maria (RS) dom Ivo Lorscheiter, ex-presidente e ex-secretário-geral da CNBB, que faleceu no início de março. O senador destacou sua "inquietude frente às mazelas deste mundo de barbárie" e lembrou sua participação marcante nas campanhas da fraternidade de anos anteriores.

Simon também registrou sua alegria pela nomeação, na última semana, do gaúcho dom Odilo Scherer para a Arquidiocese de São Paulo, a maior do país. O parlamentar afirmou que "dom Odilo reúne todas as condições para cumprir essa missão que lhe foi confiada por Deus, através do papa Bento XVI".

Em aparte, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) cumprimentou a CNBB pela iniciativa de voltar os olhos de todo o país para os problemas da população da Amazônia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: